Roberson Miguel
2 min readNov 11, 2023

O dinheiro pode te proporcionar coisas boas e bem confortáveis. Porém, é preciso perceber quando algumas conquistas já fazem extrema diferença na sua vida, mas que, por seguir tantas outras coisas, você não percebe mais a relevância das conquistadas.

Minha filha mais nova tem 6 anos. Após a virada de ano novo de 2022, em um sítio com piscina, com a família toda reunida, presentes e comida farta, ela virou para mim e disse:

“No próximo ano, quero ver os fogos em casa.

Ela é uma criança que eu costumo dizer que é filha da “pandemia covid-19”, pois ela passou metade da vida com medo da rua e na segurança do lar. Lar esse que foi o desejo de uma vida inteira de trabalho e relacionamento que fez ela se sentir segura.

E como a gente não viu esse pequeno sinal tão simples?

O desejo de ver “os fogos” de Natal e Ano Novo de casa, justo agora que podemos ser mais livres?

E você já respondeu quais são as coisas que tem e que talvez o objetivo faça mais sentido agora para as futuras gerações?

Quais são as coisas que ainda cabem alcançar?

O que te limita para tentar sonhar e alcançar?

Um amigo, recentemente, me mostrou uma frase e foi num momento impactante da minha vida, e foi recente, após uma conquista importante. A frase dizia:

“Tudo aqui já foi um sonho.”

Eu coloquei um lembrete em janeiro de 2023 na minha agenda e, diariamente, desde 1º de setembro, sou lembrado do desejo da minha filha.

Roberson Miguel

Developer Relations na Vindi, Especializado em Desenvolvimento Humano e Gestão de Projetos, Co-organizador na perifaCode, palestrante e escritor de conteúdo.