Roberson Miguel
1 min readJan 12, 2024

Se divertir é o que mais te coloca no presente.

A falsa ilusão de controle acaba nos bloqueando no dia a dia. Nós, que somos envolvidos com tecnologia, tendemos a nos tornar excessivamente lógicos com o tempo.

Tenho um amigo que costumava dizer: "ou é Nha ou Nhac", ou seja, apenas zeros ou uns; algo assim. Ele só conseguia compreender as coisas dentro dessa lógica.

Isso pode se tornar excessivamente racional e, para muitos, até mesmo chato. O que eu considero importante no processo criativo é se divertir.

Um dos fundadores da empresa onde trabalho sempre diz: "Precisamos ser felizes enquanto trabalhamos", ou algo parecido, e eu concordo plenamente.

É como andar de bicicleta; não importa chegar do ponto A ao ponto B, mas sim o que vivemos durante o percurso até o ponto B. Essas experiências são únicas e devemos buscar a felicidade no presente.

Ter fé é ter coragem de se jogar no desconhecido, em algo indefinido. Devemos aceitar essas oportunidades para nos desprender dos controles que considerávamos importantes.

Liberte-se e divirta-se como uma criança, é claro, seja responsável e use essa magia com moderação, afinal, temos maturidade suficiente para conhecer nossos limites.

Roberson Miguel

Developer Relations na Vindi, Especializado em Desenvolvimento Humano e Gestão de Projetos, Co-organizador na perifaCode, palestrante e escritor de conteúdo.