Seja bem vinde, voce é um DEV.
A melhor versão de mim, quanto a colaboração coletiva, eu realizei como ciclo-ativista, num antigo perfil que eu mantinha no Twitter(@biosbug) eu era conhecido como “o cara da bike” e quando as redes sociais ainda era só mato, eu tinha mais de 5.000 seguidores.
Em janeiro de 2020 tomei a decisão de EXCLUIR o perfil, mas isso será história para outro post.
Me arrisco aqui nesse espaço a realizar postagens sobre conhecimentos técnicos, agradeço todo e qualquer feedback. Sintam-se livres a comentar, criticar ou fazer ressalvas, mas colaborem estou em [WIP].
Estou em migração de carreira, apesar de trabalhar com TI a 20 anos em minha própria empresa, existe um universo a parte a se explorar, aprender e compartilhar. Não se sinta envergonhado de ser um aprendiz, eu aos 41 estou recomeçando “e tá tudo bem”.
O mundo de desenvolvimento web é um mundo bem fechado, por mais que as pessoas consigam acessar o conteúdo, por mais que se tenham múltiplas fontes de conhecimento em cada área, linguagem ou framework.
Existem muitas barreiras que no dia-a-dia retardam um aprendiz a se desenvolver com tranquilidade. Por mais que existam muitas comunidades, o compartilhamento de informações ainda não atendem quem está chegando.
Existe até a vontade de querer ajudar, mas exite uma resistência ainda maior em dar o peixe, na crença que alimenta o mito, de que assim a pessoa jamais aprenderá a pescar.
Então seja voce um colaborador, seja voce parte da solução que acredita e confia, e crie conteúdo que permita a inclusão.
Participe de meetup online, convenções sobre o tema, ouça podcast, tudo que puder, você vai se familiarizar com os termos usados, vá por mim, a gente precisa saber o que um desenvolvedor come, como se veste e onde vive, para aí começarmos a criar um mundo de desenvolvimento mais acolhedor.
Seja bem vindo, voce é um DEV e agora poderá ser um facilitador.
Como facilitar?
Assim como voce chegou e teve sua oportunidade, vários de nós poderão vir, e que tal facilitar a vida deles, não é porque voce sofreu, que não precisa facilitar.
Não é porque na descoberta do caminho nós crescemos em inteligência espacial, que a criação de mapas ou o desenvolvimento do GPS não impediu a humanidade de evoluir, apenas vamos criar condições para que eles descubram novas necessidades e desenvolvam inovações então, facilite as coisas sempre que puder.
Documente, criei manuais, wikis, passo-a-passo das tarefas, por mais corriqueira que pareça a tarefa, se importe como se escrevesse para alguém com conhecimento zero, pergunte-se: se a pessoa souber ler já é o suficiente? o resto ela poderá aprender com mais calma, com o tech-lead, com o Google,.
Vai dizer ai que você DEV pleno ou sênior, não recorre ao pai Google?
Sério que voce só lê documentação oficial e não se rendeu ao Stack Overflow?
Dê ferramentas!
Os manuais que me refiro é sobre os processos na sua empresa, não apenas documentação ou manuais das ferramentas de uso comum, me refiro mais as especifidades do negócio onde estão atuando.
Por hora era isso que gostaria de colocar em discussão.
Sejam bem vindos ao mundo colaborativo.